Ter um módulo amplificador pode trazer grandes benefícios para o seu sistema de som automotivo. Porém, é muito comum se deparar com o equipamento superaquecido, mas apesar de corriqueiro, esse é um problema que pode trazer prejuízos.
Por essa razão, desenvolvemos este texto para explicar porque o módulo amplificador esquenta e como você pode evitar esse problema. Continue acompanhando para garantir um som top, sem nenhum tipo de complicação.
Uma das principais razões que deixa o módulo amplificador quente é a própria eficiência do equipamento. Por não serem 100% eficazes, parte da energia da bateria transformada pelo amplificador, é revertida em calor.
Para ficar mais claro, basta ver o exemplo:
Ex: Suponha-se que o módulo amplificador tenha uma eficácia de 70%, os outros 30% serão convertidos em calor.
Outra razão que pode deixar o amplificador “pegando fogo”, é a utilização de alto-falantes mais potentes em valores RMS do que o módulo em questão. Vamos supor que o seu som automotivo tenha um Woofer de 800WRMS e um amplificador de 400WRMS, o resultado disso será um alto-falante funcionando com impedância abaixa da ideal e um módulo se esforçando e esquentando frequentemente.
Para que todo o processo ocorra sem problemas, é necessário utilizar um módulo amplificador com o mesmo ou até o dobro de valor em RMS do que o alto-falante.
Uma boa forma de evitar o superaquecimento dos amplificadores é ficar atento à impedância do equipamento.
Utilizar uma impedância com valor diferente do que o módulo foi projetado para funcionar poderá afetar o desempenho e acarretar em temperaturas mais altas.
O local de instalação do amplificador também pode evitar o superaquecimento. A carcaça do módulo é feita para transmitir e “liberar” o calor dos componentes no ambiente em que ele se encontra. Caso não exista a possibilidade de circular o ar, o amplificador não poderá dissipar o calor. Geralmente, locais fechados não são uma boa opção.
Além disso, se o local for exposto ao sol, poderá aquecer ainda mais o amplificador, podendo chegar em temperaturas muito altas, tendo como consequência o desligamento do equipamento, por exemplo.
Outra opção são os ventiladores coolers. Alguns módulos amplificadores já possuem coolers em sua composição, porém, caso o seu não tenha, é possível instalá-los externamente, de forma simples e barata.
Amplificadores antigos podem esquentar, mesmo estando com todas as instalações em perfeito estado.
Caso você tenha um amplificador muito antigo, ou deseja comprar um novo para garantir um som com aquele pancadão, sem trazer problemas, conte com a Oestesom.
Temos módulos de grandes marcas como: Soundigital, Stetsom, Taramps e Falcon, com especificações que atendem qualquer necessidade.