Se você tem um sistema de som automotivo, com certeza quer ter o mais limpo e nítido possível, afinal de contas, não investimos em vão, certo? Um grande ponto positivo do mercado atual é que diversos equipamentos são desenvolvidos para deixar o pancadão mais top, e alguns já até circulam por aí.
A corneta e o driver são dois desses equipamentos. Ambos trabalham para deixar o som mais limpo, sem perder a qualidade sonora, na verdade, podem realizar o contrário disso.
Antes de explicar como melhorar o seu som com esses equipamentos, é importante dizer que cada um deles possui uma funcionalidade diferente, porém, atuam juntos para deixar o som ainda mais impactante, nítido e com boa qualidade.
Continue acompanhando este texto para descobrir como utilizar esses dois equipamentos para “dar um gás” no seu som.
Quem não possui muito conhecimento na área de som automotivo, provavelmente pode se perguntar: “O que é uma corneta?".
Corneta, como o próprio nome sugere, possui um formato de cone e uma aparência bem semelhante aos instrumentos musicais. O objetivo principal desse equipamento é transmitir a potência de sons médios e agudos.
O processo de funcionamento da corneta se baseia na possibilidade de misturar sons agudos e médios com alta qualidade. Outra importante função das cornetas é aperfeiçoar, sonoramente falando, detalhes da voz, timbre, e da frequência sonora.
Devido a essas propriedades, indica-se a corneta para quem possui projetos no estilo trio elétrico em mente. Além disso, existem diversos tipos de cornetas, com funções de potencialização de sons diferentes.
É importante dizer que a corneta não reproduz som. Ela apenas potencializa as frequências de um outro equipamento que caminha juntamente a ela, o driver.
Diferente da corneta, o driver é responsável por reproduzir sons, já que é um tipo de alto-falante. Porém, ele foi projetado para emitir frequências, de forma primordial, médias agudas.
Os outros alto-falantes podem reproduzir vozes e timbre dos sons. Porém, apenas o driver possui a capacidade de estender essas frequência de forma segura, com alta qualidade e total nitidez. Ou seja, ele pode aumentar o “volume” da voz e do agudo.
Para o funcionamento do driver, é necessário colocá-lo atrás de uma corneta, para que tenha o seu desempenho máximo.
Existem alguns drivers com funcionalidades mais segmentadas, como os que têm o reparo confeccionado com titânio, capazes de reproduzir frequências específicas. São chamados de drivers TI.
Se você acha que a procura acabou por aqui, está enganado. É importante também garantir um local de confiança para comprar a sua corneta e driver. Produtos suspeitos podem trazer prejuízos.
Conte com a Oestesom para te ajudar nessa missão. Voltada para sons automotivos ou do dia a dia, você encontrará todos os produtos que precisa para atingir aquela potência desejada, por um preço diferenciado.