BLOG

É permitido por lei usar o farol de milha?
Postado por Equipe Oestesom 01/09/2021

Se você está por dentro do mundo automotivo, com certeza deve conhecer o farol de milha. Diferente dos principais, esse tipo de componente é categorizado como “suporte”, já que é utilizado em momentos de auxílio.

Porém, o que poucos comentam, é sobre como a lei automotiva aborda a sua utilização. Será que o farol de milha é permitido? Neste texto, respondemos essa pergunta e ainda nos aprofundamos em outras questões sobre esse grande componente.

O que é o farol de milha?

É importante conhecer o que de fato são esses faróis, para assim entender porque a lei aborda a utilização desse componente de tal maneira.

O farol de milha é feito e direcionado para um momento específico de passeios e viagens em estradas. Quando a completa escuridão domina os caminhos, você pode acionar o farol de milha, que possui mais intensidade de luz do que os tradicionais.

Como o próprio nome sugere, este tipo de farol ilumina à alta distância, chegando a 5 até 10 metros. Por essa razão, é usado na maioria das vezes por pessoas que costumam “pegar estrada” à noite com frequência. Ele irá garantir maior segurança ao condutor, passageiros e até mesmo aos pedestres.

Usar farol de milha é permitido por lei?

Uma boa notícia é que usar esse farol é permitido, mas é claro, com algumas diretrizes. As ordens foram desenvolvidas baseadas na grande potência de luz emitida por esse componente que, se usada em excesso, pode acabar prejudicando o fluxo automotivo nas estradas.

O uso do farol de milha deve acontecer exclusivamente à noite, mais especificamente, em estradas que não possuem iluminação pública. Por ser uma luz forte, é importante que o farol não seja utilizado em vias de mão dupla, porque prejudica a visão dos outros motoristas.

Para aqueles que não seguirem as recomendações, existem punições. Segundo o CTB, o Artigo 224 do Capítulo XV das Infrações relata que se trata de uma infração leve, com penalidade decorrente de multa.

Qual a diferença entre farol de milha e o de neblina?

Muitos costumam associar esses dois componentes, mas ter a função de emitir luz é uma das únicas semelhanças que eles possuem.

O farol de milha é feito para utilização em momentos de baixa visibilidade devido à falta de luz. Portanto, ele está ligado diretamente ao escuro e a forma de criar iluminação para tal.

Já o farol de neblina, apesar de também criar luminosidade, foi desenvolvido para evitar as complicações de visão decorrentes do clima, como chuvas fortes, neblinas e até mesmo queimadas.

Outra grande diferença entre os dois é o posicionamento dos faróis. Pode parecer algo simples, mas que garante total eficácia de ambos. O de milha sempre estará em cima do para-choque, em uma distância próxima de 80 centímetros do solo e gerando uma luz para frente. Já o de neblina fica no para-choque dianteiro, localizado em mais ou menos 30 centímetros do solo e gerando uma luz direcionada para baixo.

Mais uma curiosa diferença entre eles é a coloração das luzes. O farol de milha tem uma luz branca e o farol de neblina, uma cor mais amarelada.

Onde comprar farol de milha original?

A qualidade do farol também afeta o desempenho do componente. Isso ocorre porque produtos não originais, na maioria das vezes, não conseguem atingir ou não foram desenvolvidos para atingir a luminância e potência necessária. Além disso, as chances de desgaste temporal são grandes.

Pensando nisso, a melhor forma de garantir que o farol adquirido se trate de um original é contar com uma empresa de confiança.

Nós da Oestesom, trabalhamos fielmente com componentes 100% originais, incluindo os itens de iluminação, como os faróis. Se você pretende garantir esse acessório com total qualidade, conte com a gente!

 

COMPARTILHAR
OESTESOM
Rua Argentina, 75 - Jardim Raio do Sol
CEP 19160-000 - Álvares Machado/SP
CONTATOS
Horário de atendimento: Segunda a Sexta - 8h às 18h
© 2024. Oestesom.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Martinez Comunicação