Carro novo e uma da primeiras coisas que a gente pensa é “vou colocar insulfilm” além de deixar a estética do carro ainda mais bonita ele protege do sol, aumenta a privacidade.
Mas na hora de colocar o Insulfilm ou uma película escurecedora, sempre vem a dúvida. Será que vou ser multado? Imagina incomodo de ser parado em uma blitz, com tudo certo e ter o carro detido por causa da película muito escura. A sensação é horrível!
Para que isso não aconteça com você, separamos tudo que você precisa saber antes de colocar o Insulfilm no vidro do seu carro! Veja abaixo.
O G é a porcentagem de transparência do Insulfilm:
Lembre-se: Quanto menor o valor, menor é a visibilidade.
O insulfilm no carro tem várias vantagens, ele não é um alto investimento e pode deixar seu carro mais bonito, aumentar sua privacidade, proteger dos raios solares diminuindo a temperatura dentro do veículo, mas para colocar o correto, é preciso saber o que está dentro da lei!
A lei permite que o vidro dianteiro tenha apenas insulfilms até 75%. Sim! É pouco, mas, já é considerado um limite bom para proteger o motorista de raios solares.
Essa parte do veículo é permitido películas de 75%, ou seja G75 de transparência Isso acontece para a segurança de condutores, em casos de abordagens policiais, os oficiais conseguem verificar quem está no interior do veículo. Podendo impedir sequestros ou assaltos.
A parte do motorista é o mais alto, que o insulfilm consegue chegar, com 70% de visibilidade, você poderá usar o G70.
Especialistas indicam que o G70 é o ideal para essa parte do veículo, protegendo os motoristas dos raios solares capazes de ofuscar a visão, mas muitos motoristas ainda reclamam, pois ele não é totalmente escuro e ainda pode incomodar a visão.
A janelas traseiras possuem uma grande dificuldade na hora de colocar a porcentagem, pois só pode escurecer 28%, o que dificulta os policiais descobrirem se o que está lá é 30% ou 27% pois a diferença não é tão grande.
É preciso manter os vidros traseiros sempre limpos, para que consiga enxergar através deles.
Não! O insufilm G5 que possui 95% de transparência, deixando a visão para dentro do seu carro quase nula pode ser usado apenas em veículos de segurança nacionais e internacionais.
Eles servem para proteção de quem está dentro do veículo, protegendo de possíveis atiradores.
Em termos relativos, a resolução 254/2007 do CONTRAN diz que o uso é permitido da seguinte maneira: 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro; 70% a 100% para vidros laterais dianteiros; 75% a 100% ao para-brisa.
Na hora de colocar o insufilm no nosso carro sempre pensamos no design e não dá para negar que os espelhados são lindos, porém elas oferecem alto risco aos motoristas parceiros, já que, o brilho do sol pode ofuscar a visão do motoristas que estão ao seu redor, causando possíveis acidentes.
Pensando nisso, todas as películas refletivas são proibidas em qualquer tonalidade, seja ela comum (espelhada/prata) ou até mesmo as “coloridas” como as douradas, etc.
Usando um insufilm maior que o permitido em algum local, você pode levar multa, um exemplo é a do para-brisa, que colocando um insulfilm maior que 25%, você levará uma multa de R$127 reais e cinco pontos na carteira.
Porém, não é só isso, autoridades não consideram uma multa o bastante para resolver o problema. Na prática eles pedem para manter os vidros abertos na hora de uma blitz, ou ação policial.
Se caso o carro estiver muito fora das normas corre risco de ser apreendido.
A multa para a infração é de 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. A medida administrativa é apreensão do veículo até a regularização.
Para fugir disso, você pode tirar a película na hora, junto com os policiais, isso não irá retirar a multa mas evita a apreensão do veículo.
Mas como os policiais medem? Os agentes devem comprovar a irregularidade dos vidros do veículo, utilizando um equipamento que mede a transparência da película escurecedora.
Os carimbos servem para autenticar a porcentagem do insufilm. Ela precisa ser real, pois será verificada na hora de uma blitz e se o valor estiver diferente o estabelecimento corre risco de multas.
A lei indica: Se o mecânico coloca valores diferentes nos carimbos do que a realidade dos vidros sofre risco de ser fiscalizado, receber multa e (ou) interdição do estabelecimento.
Segundo especialistas, o insulfilm maior que o valor aprovado pode dificultar os motoristas na hora da direção, não vende veículos como motos fazendo ultrapassagens.
Se você for pego utilizando películas acima do normal, é orientado retirar na hora, caso haja recusa, os policiais possuem a permissão para a apreensão do carro no local.
Para retirar o insulfilm do carro com segurança, você precisa de quatro itens:
Utilize a lâmina de estilete para fazer uma pequena ponta para puxar o insulfilm.
Com a ponta solta, basta aplicar o secador ou soprador para ir retirando com maior facilidade e deixar uma menor quantidade de cola.
Ao sobrar cola no vidro, borrife água com detergente e passe o estilete para remover.
Ou seja, se você foi parado e tem que retirar o insulfilm terá que fazer isso com o que estiver à mão. Por isso, consideramos seguro que caso possua uma película acima do permitido em seu veículo, carregue em seu carro, os equipamentos necessários.
Na Oestesom você encontra os melhores insufilms, com alta durabilidade, você consegue comprar o ideal para cada parte do seu carro com segurança e durabilidade.
Nossos insulfilms possuem garantia. Compre com segurança e peça para seu mecânico instalar, ou instale em casa.