Na hora de montar um som automotivo profissional, sempre pensamos no alto falante, woofer, subwoofer, tudo para deixar o som potente e profissional, mas o que muito motoristas esquecem é a bateria. A bateria é uma das partes mais importantes para o funcionamento do sistema de som automotivo.
As consequências de um mau planejamento na hora de escolher a bateria são grandes, já que seu som automotivo depende inteiramente dela. Com um mau dimensionamento a bateria limitará os picos de potência do seu sistema, fazendo que o rendimento do seu projeto seja bem menor que o esperado.
O módulo amplificador, normalmente dá o valor que você precisa de bateria, se você possui um módulo com 150 amperes, é necessário usar uma bateria de 150 amperes ou superior à ela.
Caso essa estratégia não dê certo, existem outras duas maneiras diferentes de fazer os cálculos. A primeira é recomendada se você deseja fazer um sistema de som profissional, para competição, ou procura um som tão potente quanto. A segunda é mais simples para quem deseja fazer um sistema de som automotivo completo, porém sem a fidelidade e investimento em peças profissionais.
Vamos te ensinar a conta mais simples, que é facilmente feita em casa:
1 - Se você ainda não sabe o consumo musical do seu amplificador, basta usar a potência em RMS que ele possui e dividi-la por 20.
Fórmula: Valor RMS % 20 = Consumo Máximo Musical
Exemplo: 3000 RMS % 20 = 150
Seu módulo tem consumo musical de em torno de 150 amperes, logo, utilize uma bateria de 150 amperes ou superior.
Se você tiver dois ou mais módulos amplificadores, faça a mesma conta com cada um e depois some o resultado de todos.
Agora temos a conta bem mais complexa, porém utilizada para som profissional:
Essa conta precisa ser dividia em três partes:
1 - Potência é igual a corrente vezes a tensão, pensando nessa fórmula, 1600 Watts RMS e a tensão da bateria de 12,6 volts, que é o mais comum, temos então:
Corrente = 1600/12,6
Corrente = 126,98 Amperes
2 - É preciso saber que o sistema perde cerca de 30% de energia, por isso, consequentemente temos 126,98 + 30% = 165,07 Amp
3 - Após fazer esses dois passos precisamos encontrar a corrente musical, e para isso, basta dividir o resultado do passo acima por 2. 2. 163/2 = 82,53 amp.
Certamente concluímos que para 1600 Watts RMS, precisaríamos de 82,53 Amperes, a 12,6V
É importante lembrar que se a bateria não for dedicada para o sistema de som automotivo, parte dessa energia precisa ser usada para alimentar o carro, portanto, adicione cerca de 30% à mais de capacidade no valor final.
Exemplo: A bateria de 82,53, faria 107,28 Amperes.
Se você está procurando as melhores marcas do mercado para montar seu som automotivo completo. Conheça a Oestesom, aqui você vai encontrar alto falantes, tweeters, woofers, subwoofers, caixas completas. Tudo que você precisa para montar seu som, pelo menor preço do mercado.