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Como instalar o sensor de estacionamento?
Postado por Equipe Oestesom 25/06/2021

Comprou um sensor de estacionamento e agora não sabe como instalá-lo? Fique tranquilo! Neste texto, mostramos de forma didática como você pode acrescentar esse componente no seu sistema automotivo.

Lembre-se: é recomendado que instalações sejam realizadas por um profissional qualificado. Caso queira fazer o processo por conta própria, siga nossas orientações.

Materiais necessários

Antes de partir para a instalação, é preciso se preparar com os materiais certos. Veja abaixo os itens que serão essenciais para colocar esse componente no seu carro:

- kit de instalação que vem junto do sensor de estacionamento;

- furadeira com serra copo;

- fitas crepe, métrica e isolante.

1°- Medições

Obviamente, você não irá furar o seu para-choque em qualquer lugar. Por isso, é necessário seguir as orientações de distância: 30 a 40 cm entre cada um dos sensores. O primeiro passo, então, é demarcar os locais onde serão feitos os furos.

  • Encontre o meio do para-choque. Para encontrar, use a placa ou o logo do possante e se guie;

  • Após encontrá-lo, meça 20 cm para direita e marque o local com uma fita crepe. Meça mais 20 cm para a esquerda, no lado oposto, e também marque o ponto;

  • Agora, será necessário mais duas marcações, que devem ser feitas a partir das outras, com distância de 40 cm delas;

  • Use a fita métrica para medir a marcação do chão. O objetivo é que os 4 pontos estejam alinhados.

Para fazer os furos, utilize a furadeira com serra copos. Se o seu para-choque for de ferro, borrife um pouco de água na superfície antes de furá-lo. Isso irá evitar todos os desgastes.

 

2° - Sensores

Quando comprado, o kit de sensor acompanha 4 sensores que devem ser instalados nos furos. Geralmente, cada um deles são numerados de 1 até 4, e a instalação deve seguir essa ordem.

Use-a para encaixar os sensores na sequência certa. O primeiro deve ser no furo à esquerda, no lado onde o banco do motorista se encontra, e o restante deve seguir da esquerda para direita, de modo que o quarto sensor esteja no último furo à direita.

Já os cabos devem ser passados por completo pelo buraco. Puxe-os por debaixo do para-choque e use a fita para uní-los, de modo que pareçam um chicote. Utilize a entrada de ar lateral para passá-los para dentro do porta-malas.

3º - Ligando os sensores

Ligar os sensores só será possível devido aos plug-ins das lanternas traseiras. Por isso, use os localizados no porta-malas e ligue os sensores na alimentação de energia, seguindo a sequência já citada aqui: 1º, 2º, 3º e 4º.

Lembre-se de ligar o fio vermelho, que leva energia até a central, no conector vermelho.

4º - Display do sensor

Para finalizar a instalação, faltará apenas o display. Escolha o melhor lugar em seu painel e fixe o display, utilizando uma fita dupla face. Geralmente, o componente já acompanha essa fita.

O cabo, para trazer uma melhor estética, deverá passar pelo interior do veículo até o porta-malas. Seja por dentro do forro das paredes ou teto, escolha a melhor maneira de criar um percurso escondido e útil.

No porta-molas, você poderá ligar o cabo na central, no plug-in. Para buscar uma boa estética, use a fita isolante para esconder a central. Recomendamos a parede interna do porta-malas, embaixo do forro.

Após isso, teste se tudo está funcionando. Engate a marcha ré e cheque se os componentes funcionam da forma correta.

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