Imagine dedicar tempo e dinheiro montando um sistema de som automotivo e se deparar com ruídos no som. Provavelmente, será um momento de decepção e preocupação.
Apesar de estranho, esse é um problema “comum” no meio do pancadão. Na maioria das vezes, o ruído aparece ao ligar o carro, porém, é possível também escutá-lo com o possante desligado.
Uma boa notícia é que esse irritante barulho pode ser resolvido, basta ter conhecimento do problema e como ele é causado. Geralmente, eles são dois:
Má instalação ou utilização de cabos RCA;
Má instalação ou utilização de cabos de alimentação dos módulos.
Tanto para um quanto para o outro, vamos ensinar a melhor forma de lidar e resolvê-los. Continue acompanhando e descubra como tirar o ruído do seu som.
Os cabos RCA possuem um importante papel no sistema de som automotivo, são eles que levam o sinal de áudio até os módulos amplificadores.
A instalação pode seguir os procedimentos comuns, porém, alguns pontos e cuidados devem ser levados em consideração para acabar de vez com os ruídos e também evitá-los. Veja os dois passos destacado pela nossa equipe:
1 - Cabos RCA e de energia separados:
É importante que exista uma divisão entre o cabo RCA e os de energia. Passe-os de forma que apresente uma boa separação. Em lojas profissionais, é normal que levantem o banco e passem o RCA por baixo do assoalho.
2 - Cabo fino para aterramento:
Alguns conjuntos de cabo RCA são acompanhados por um cabo mais fino. Diferente do que muitos pensam, este não serve para ligar o remote do rádio e sim para realizar o aterramento.
Lembre-se também de conferir as entradas dos cabos RCA periodicamente. A oxidação pode também gerar ruídos.
O aterramento é uma das formas mais seguras de eliminar ruídos. Para realizá-lo, é preciso de um fio exclusivamente para tal. No caso já citado acima, alguns RCA já possuem esse componente.
Já incluso ou comprado à parte, o processo de aterramento é o mesmo:
1 - Conecte uma das pontas do fio no negativo do RCA;
2 - Busque por locais internos do carro que sejam sustentados por parafusos, como o cinto de segurança, por exemplo;
3 - Desparafuse, raspe a pintura do local até garantir que a lataria esteja visível;
4 - Aproxime a outra ponta do fio de aterramento na lataria e parafuse o componente de volta, de modo que a ponta fique presa por debaixo, como a imagem abaixo.
Como resultado, você terá um fio preso pelas duas pontas: uma no negativo do RCA e a outra no local com lataria visível.
Os cabos RCA possuem certa diversidade no mercado, o que os tornam mais complexos do que aparentam. Porém, essa abrangência pode auxiliar na diminuição de ruídos, veja a seguir:
Cabo RCA comum - esse é mais habituado ao uso geral. Não possui diversas funções e, se instalado corretamente, não resultará em ruídos. Alguns acompanham de um fio para o aterramento.
Cabo trançado - uma versão mais aprimorada do comum. Os fios são mais grossos internamente. Além disso, o positivo e negativo de cada ponta são trançados, uma forma de melhorar a condução de sinal do cabo.
Cabo blindado - leva esse nome devido à blindagem interna que compõe o cabo, que diminui a presença de interferências. Outro ponto importante na diminuição do ruído no som automotivo são os plugues conectores, mais reforçados nos cabos blindados.
É possível contar ainda com o filtro anti ruído, um componente extra que atua diretamente no ruído.
Desenvolvido para eliminar as interferências causadas pelo sistema elétrico do carro (que podem causar ruídos), o filtro possui grandes desempenhos graças ao alto isolamento de sua construção, baseada na blindagem.
Grande parte dos ruídos são problemas com conectividade de cabos. Lembre-se de se atentar aos seguintes itens:
Ruído ao ligar o carro |
Ruído com o carro desligado |
Aperte as conexões dos cabos RCA |
Adquira um RCA blindado |
Verifique os aterramentos |
Separe os fios RCA dos de energia |
Adquira um filtro anti ruído |
Evite que fio fino do RCA sirva de remote |