Cabos fazem parte do sistema tecnológico de diversos aparelhos. Desde muito tempo, os temos presentes em conjunto de eletrodomésticos e, devido à situação corriqueira, muitos pensam que a conectividade entre o cabo e o aparelho é algo simples.
Assim como o avanço da tecnologia, os conectores também seguem em constante evolução, tendo uma grande diversidade. No mundo do pancadão, os cabos são essenciais para fazer o som automotivo funcionar e assim, chegar em nossos ouvidos. Geralmente, os RCA são os mais comuns no meio.
Tendo tudo isso em mente, desenvolvemos orientações para conectar corretamente o cabo RCA no sistema automotivo, garantindo que tudo funcione bem e do jeito que a gente gosta. Acompanhe as orientações a seguir.
Existem dois tipos de processos, que vão de acordo com o tipo de módulo amplificador utilizado. O primeiro, mais básico, é o voltado para os de apenas duas entradas.
Por ser mais comum, essa instalação acaba sendo mais simples. Para realizá-la, será necessário um cabo RCA de 5 metros. Ele será ligado ao player e passará pelo carro, deixando as pontas disponíveis à conexão com o amplificador. Após isso, basta fazer a conexão.
O segundo, trata-se de módulos com quatro entradas, que necessita de um processo mais complexo.
Como o player possui apenas duas entradas, será necessário um cabo Y, o item chave para esse procedimento. Através dele, é possível duplicar cada uma das saídas.
A usabilidade é simples, basta conectar o cabo RCA no cabo Y, assim, você terá o dobro de novas entradas para conectar nos canais do módulo amplificador. Portanto, caso precise de 4 entradas, será necessário dois cabos Y.
O mesmo servirá para a utilização de mais de um módulo amplificador. O grande segredo é inserir mais cabos Y, levando sempre em consideração os amplificadores presentes no sistema de som automotivo.
Parecidos visualmente, o cabo residencial e o cabo automotivo, porém, cada um possui sua própria finalidade.
O residencial, por ter uma utilidade mais simples e comportar menos potência, possui um revestimento fino e, se usado em um sistema de som automotivo, pode proporcionar uma condição de sinal baixa.
Já o automotivo foi desenvolvido exclusivamente para o pancadão. Ele possui fios e revestimentos bem mais grossos comparados ao residencial. Além disso, o conector é feito para sair do módulo com facilidade, eliminando a força para a retirada.
Temos também no mercado os fios torcidos, que possuem um formato único, para evitar qualquer ruído no som automotivo. Outro importante cabo é o blindado, que conta com uma malha de alumínio que impede a presença de ruídos e uma ponta de metal, que não se desgasta ou sai do módulo devido à pressão.