Existem pessoas que reconhecem seu carro só pela iluminação do farol, essas pequenas luzes fazem toda diferença. Algumas pessoas preferem manter as que vieram de fábrica e só fazer a troca quando necessário, mas os apaixonados pela personalização de veículos já adicionam como item importante para troca no projeto de personalização. Por fim, a dúvida é a mesma: qual lâmpada colocar no farol do meu carro?
Para isso vamos explicar um pouco mais sobre cada tipo disponível no mercado e seus benefícios:
O primeiro passo e mais importante, é entender sobre a legislação e o que é proibido. Segundo a legislação, 692/88 do Contran as lâmpadas de carros precisam estar entre 40W e 60W e, um sistema elétrico de 12 volts, porém se o sistema elétrico do automóvel por de 24w é permitido lâmpadas com até 75W.
Cores de tons extremamente azulados e coloridas são proibidas por lei, e podem gerar multas para o veículo. As cores permitidas são amareladas e super brancas.
São as Lâmpadas mais comuns e usadas para carros, elas possuem o mesmo estilo das lâmpadas incandescentes e normalmente são amareladas, ótimas para não “cegar” o motorista que vem na direção contrária.
Elas possuem uma faixa de temperatura de cor entre 2.500 a 3.500 Kelvin, quem prefere a opção super branca, elas também possuem, com uma temperatura mais alta, entre 4.000 e 5.000 Kelvin. Sua luz super branca muitas vezes é confundida com Xênon e muitos utilizam ela por sua semelhança.
Conhecidas por sua luz potente, durabilidade e baixo consumo de energia, o LED é uma das melhores opções para automóvel, o valor da lâmpada de led automotivo é um pouco maior, porém, sua fita de led cauda uma altíssima durabilidade e compensa no valor do investimento.
As lâmpadas de LEDs possuem temperatura entre 5.500 e 6.000 Kelvin e tem uma luz branca para azul.
O favorito de muito amante de som automotivo. O Xênon possui aquela luz radiante que muitos amam, porém, é proibida por lei!
Feita de gás de xenônio, elas possuem três tipos de temperaturas e coloração diferente: branca (com cerca de 6.000 Kelvin), azul (entre 8.000 e 10.000 Kelvin) e violeta (com 12.000 Kelvin ou mais).
Os faróis de Xênon só são permitidos quando vem direto de fábrica, coisa pouco comum no Brasil, mesmo sendo a favorita de muitos brasileiros, sua luz super forte é conhecida por “cegar” os motoristas que vinham na direção contrária.
Pouco conhecidas, as Lâmpadas de laser é pequena mas possui uma iluminação quatro vezes maior que a de led.
Para quem vive na estrada, são as mais recomendadas, pois são perfeitas para iluminação à longa distância, se tornando a favorita dos viajantes.
E aí, já conseguiu decidir qual lâmpada vai colocar no seu carro? Aqui na Oestesom, temos os melhores produtos do mercado, com o menor preço, confira nosso setor de iluminação automotiva!