BLOG

Rebaixando o carro dentro da lei
Postado por Equipe Oestesom 06/01/2021

Nos tempos atuais, ter um possante para chamar de seu se tornou algo mais acessível e comum, por essa razão, vemos diversos carros andando por aí. Para ganhar um destaque a mais e se diferenciar dos outros automóveis, muitos buscam formas de customização. Nessa hora vale quase tudo, pintura diferenciada, aros especiais, inserir um bom som automotivo e é claro, rebaixar o carro.

Por ser um dos procedimentos mais comuns, rebaixar o carro se tornou um estilo específico de diversos ciclos sociais. Temos certeza que você conhece alguém que possui um possante rebaixado, ou talvez, você seja essa pessoa.

O que poucos sabem, é que esse ato já foi proibido em nosso país. Porém, atualmente, a legislação permite que o rebaixamento aconteça, desde que respeite as normas vigentes. Se você quer rebaixar o possante e continuar dentro da lei, continue acompanhando este artigo.

Procedimentos para o rebaixamento

Infelizmente, o rebaixamento dos carros se tornou um grande tabu, e por isso, muitos realizam os procedimentos de formas totalmente indevidas, na maioria das vezes, sem ao menos ter o conhecimento da existência de métodos seguros.

Fique atento às seguintes dicas:

1: Não improvise - muitos tentam rebaixar o carro em casa. Esse ato traz diversas ações amadoras e suspeitas para o procedimento. Um rebaixamento mal feito coloca em risco a vida do motorista e de todos que estão no veículo.

2: Busque auxílio profissional - profissionais especialistas podem ajudar a manter o sistema de suspensão seguro, deixar os possantes rebaixados e o melhor, dentro da lei.

Ter o auxílio de mecânicos especializados e de confiança, pode trazer muito mais do que um bom rebaixamento do seu possante. Eles também podem informar as práticas perigosas no momento de rebaixar os carros.

Rebaixar o carro é crime?

Essa é uma questão bem discutida entre os amantes de carro. Muitos acham que rebaixar o carro é um ato criminoso, mas como já citado neste texto, a legislação permite o rebaixamento dos carros.

O rebaixamento dos possantes trata-se de uma alteração no sistema de suspensão de veículos, ato permitido segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), através da Resolução nº 479/14.

Porém, apenas alguns veículos específicos podem ter essa alteração no sistema de suspensão, segundo o Anexo da Resolução CONTRAN nº 292/08, são eles:

  • Automóveis de passageiros;

  • Camionetas mistas;

  • Caminhonetes de carga;

  • Caminhonetes especiais;

  • Utilitários mistos.

Multa por rebaixar o carro de forma indevida

Rebaixar carros em território brasileiro, de forma indevida, pode acarretar em uma infração de natureza grave, segundo o CTB.

Existem duas penalidades: A primeira delas é uma multa, no valor de R$ 195,23 e a segunda, a perda de 5 pontos na carteira de habilitação.

Os carros que estiverem circulando de forma irregular, poderá ser retido pela fiscalização.

Como rebaixar o carro de forma segura

Existem algumas opções para realizar o rebaixamento. O por sistema fixo (substituição das molas e amortecedores por modelos esportivos), e o rebaixamento por sistemas reguláveis (a ar e de rosca).

Um importante passo é seguir as etapas de regularização antes de rebaixar o carro, para manter tudo dentro das leis vigentes e poder circular pelas ruas sem esquentar a cabeça.

1° - Consiga a sua autorização prévia com o DETRAN

2° - Vá a uma oficina de confiança e realize o rebaixamento

3 - Leve o possante para uma inspeção de segurança, em uma entidade autorizada pelo INMETRO, e consiga o CSV (Certificado de Segurança Veicular)

4° - Apresente o CSV ao DETRAN

No DETRAN, você poderá solicitar os novos documentos do veículo, e garantir que todas as modificações feitas estejam oficialmente dentro da lei.

COMPARTILHAR
OESTESOM
Rua Argentina, 75 - Jardim Raio do Sol
CEP 19160-000 - Álvares Machado/SP
CONTATOS
Horário de atendimento: Segunda a Sexta - 8h às 18h
© 2024. Oestesom.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Martinez Comunicação