BLOG

Para que serve o tweeter?
Postado por Equipe Oestesom 21/01/2021

Já ouviu falar do tweeter? Para quem deseja montar um som automotivo eficiente, é normal contar com diversos equipamentos para aperfeiçoar e deixar o pancadão mais

nítido, alto e com a potência exata.

O tweeter é um deles. Com diferenciais, esse alto-falante atua com frequências específicas, podendo aumentar a qualidade do seu som e evitar aquela chiadeira na hora de soltar a música.

Quer descobrir se o seu sistema de som automotivo precisa de tweeter e se ele pode deixar o seu som ainda mais potente? Então continue acompanhando este texto e veja para que serve o tweeter com a gente.

O que é o tweeter?

Como já citado, o tweeter é um alto-falante, ou seja, pode reproduzir sons. Porém, esse aparelho é voltado especialmente para os mais agudos (faixas que possuem uma alta frequência, indo, aproximadamente, de 2kHz a 20kHz).

Geralmente, são utilizados em sons internos, e servem como complemento, evitando que saia aquele chiado sempre que o pancadão soltar um agudo forte, importante para os amantes de campeonatos de som, já que não podemos passar vergonha com a famosa “caixa de abelha”, certo?

Muitos confundem o tweeter com o driver, já que ambos se tratam do aumento de qualidade do som. Porém, é importante lembrar que cada um deles possui uma funcionalidade específica.

Qual a diferença entre tweeter e driver?

Para acabar de vez com essa dúvida que atormenta os fãs de som automotivo, vamos mostrar a diferença entre tweeter e driver.

Além de serem estéticamente diferentes, a transmissão de frequências de ambos são diferentes. O driver reproduz frequências de 1,5khz a 6khz, mais baixas do que o tweeter.

Essa especificação faz com que o driver reproduza “vozes”, enquanto o tweeter fica responsável por aumentar a qualidade de forma eficiente, complementando qualquer “pancadão”.

Apesar de diferentes, quando unimos a eficiência dos dois, podemos trazer um ótimo resultado. Em caixas trio, por exemplo, o sistema é montado com tweeter, driver com corneta e um woofer ou subwoofer.

Quando devo usar um tweeter?

A utilização do tweeter pode variar de acordo com o seu gosto e necessidade. Alguns alto-falantes conseguem realizar as especificações do tweeter, mas nada te impede de adicioná-lo para atingir uma maior qualidade.

Portanto, vale a pena investir em um tweeter para deixar o seu som ainda mais nítido, assim, todos poderão curtir a música sem problemas e como você deseja.

Tweeter ou Super Tweeter: Qual é o melhor?

Além do tweeter, também é possível contar com o super tweeter.

Assim como o tweeter, a versão super também reproduz frequências agudas, e tem como objetivo, garantir a qualidade e a definição dos sons.

A diferença entre os dois equipamentos está no ambiente de utilização. O tweeter é recomendado para ambientes internos. Já o super tweeter, é focado para ambientes externos, como festas, por exemplo.

Portanto, é essencial conhecer bem o seu objetivo com o sistema de som automotivo, para escolher a peça certa, que irá dar aquela potência sem complicações.

Onde comprar o tweeter?

Agora que você sabe todas as vantagens do tweeter, pode comprá-lo e utilizá-lo de forma correta.

Para isso, recomendamos que visite nosso site. Nós, da Oestesom, trabalhamos há anos com a distribuição de produtos relacionados ao som automotivo. Além disso, trabalhamos com as melhores marcas do mercado, por um preço acessível. Encontre tweeters da jbl, alto-falantes e todos os itens para montar o seu som automotivo.

COMPARTILHAR
OESTESOM
Rua Argentina, 75 - Jardim Raio do Sol
CEP 19160-000 - Álvares Machado/SP
CONTATOS
Horário de atendimento: Segunda a Sexta - 8h às 18h
© 2024. Oestesom.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Martinez Comunicação